Biografia

cropped-view-of-volunteers-holding-cardboard-box-with-clothes-in-charity-center.jpg
dr alcino foto
dr alcino foto
1936
Dr. Alcino Lázaro da Silva

Filho de João Biela da Silva e Gentil Gianerinni da Silva

Nascido em 11 de fevereiro de 1936, em Guaranésia (MG).

Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1959, obtendo Doutorado em cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1966 e pós-Doutorado pela mesma Universidade em 1975. Professor honoris causa da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia, de Vitória e da Universidade do Vale do Sapucaí.

Foi Diretor do Hospital de Oncologia, Cirurgião do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Diretor da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia, Presidente da Fundação de Pesquisa e Ensino em Cirurgia, Diretor do Hospital Borges da Costa, Vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFMG e Coordenador da Pós-graduação em Cirurgia. Chefe do Serviço de Cirurgia do Hospital Municipal de Contagem, além de ter sido um dos idealizadores do Serviço de Cirurgia Geral no Hospital Cristiano Machado.

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Geral e Digestiva, atuando principalmente nos seguintes temas: colecistectomia, colostomia perineal, amputação abdômino perineal, válvulas colônicas e câncer reto-anal. Desenvolveu técnicas de cirurgia que tiveram grande aceitação em todo o mundo, como a de correção de hérnia incisional.

Escreveu diversos livros, dois dos quais tornaram-se referência para estudantes e médicos: Tratado de Hérnia e Cirurgia de Urgência. Integrou o corpo editorial da Journal de Chirurgie.

Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, do Colégio Americano de Cirurgiões e titular da Sociedade Brasileira de Oncologia.

Recebeu, em 2006, o título de Professor Emérito da UFMG. A indicação foi feita pela Congregação da Faculdade de Medicina, unidade na qual exerceu suas atividades de docência.

Recebeu homenagem do Poder Legislativo do Estado de Minas Gerais como Médico e Professor que eleva o nome de Minas Gerais no plano nacional e internacional com a projeção de sua obra no campo da Ciência Médica.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Aspectos Técnicos e Humanísticos no Exercício da Cirurgia”.

Faleceu em 30 de março de 2022 aos 86 anos.

Fonte: https://www.anm.org.br/alcino-lazaro-da-silva/

O Impacto Na Sociedade

Grandes Feitos de Dr. Alcino

Título de Professor Emérito da UFMG em 2006
Impactando Vidas através da FUPEC desde 1990
Idealizador do Congresso Cirugia Ano
Conheça o Histórico Acadêmico, Profissional e Titulações de Dr. Alcino:
Que Sejamos Como Os Ipês

Que Saibamos Florir Nos Invernos Da Vida...

Não há florestas de ipês. Há ipês nas florestas. Um aqui, outro lá. Como não há multidão de amigos. Há amigos na multidão. Raros, consistentes, mas poucos. O ipê marca sua presença na paisagem, como o amigo marca sua presença na memória. No ipê, a flor é frágil e passageira. O tronco é sólido e resistente. O tronco é a alma. A flor é a palavra. No amigo, mais que na palavra é na alma que se apoia o coração que busca. Mais importante que aquilo que se diz é aquilo que se é… O ipê chama atenção, mas não se exibe. É assim com o amigo. Presente na hora exata. Não alardeia a amizade que oferece. O ipê nada pede. Nasce espontâneo e não fica a exigir cuidados. Como o amigo, que não é interesseiro. Entre tantas lições que nos dá o ipê, esta, da amizade, é das mais preciosas. Não é rico, porque não tem frutos. Consegue ser amado por aquilo que é. Ele vem dizer, todos os anos, que a amizade é um tesouro. Como o ouro da cor que o reveste. Cultive a amizade, ela é forte como o tronco do ipê. É como a vida que não desiste.

Design sem nome (8)

Conheça Alguns Livros Escritos por Dr. Alcino

Imagens marcantes

História Em Fotos

Confirme seus dados

Preencha os dados abaixo e complete a doação na próxima Página: